Conheça a Cidade

Início 5 Institucional 5 Conheça a Cidade
Dados Socioeconômicos de Canindé
Gentílico Canindeense
Área de Unidade Territorial 3.218,423 km²
População Estimada 77.514 Habitantes
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal – IDHM 0,612
PIB per capita R$ 7.998,03
Fonte: Wikipédia/IBGE

 

A cidade de Canindé é localizada no Sertão Central do Ceará, a 110km da Capital do Estado (Fortaleza), possui cerca de 75.000 habitantes distribuídos em uma área de 3.218,481 km². A cidade é considerada um grande centro de romaria e um dos maiores Santuários Franciscanos do mundo. Somente durante os festejos da cidade, que ocorrem anualmente nos meses de setembro e outubro, esta recebe cerca de 2,5 milhões de devotos, em sua grande maioria da região Norte e Nordeste.

 

História

“Kanindés”, palavra indígena que designava uma tribo de índios missionados e que primitivamente habitavam as margens do rio Banabuiú e Quixeramobim. A palavra significa, ainda, uma espécie arara de plumagem amarela, chamada “Guacamaio”. Há registros de que, em 1764, no local onde está situada a cidade de Canindé, o lugar já era habitado e divido em latifúndios, onde eram exploradas a criação de gado e lavoura.

No ano de 1775, o sargento-mor português, Francisco Xavier de Medeiros, historicamente reconhecido como fundador do povoado, estabeleceu-se às margens do Rio Canindé, onde iniciou a construção da capela dedicada a São Francisco das Chagas, contando com o auxílio de habitantes locais. O terreno onde a capela já estava sendo erguida era situado em terras não demarcadas, porém, teve posse reivindicada por três irmãos fazendeiros, tendo de ser interditada por ordem judicial. Além disso, a seca dos três sete, referente ao ano de 1777, também foi razão para a interrupção das obras até 1793.

Somente em 1796, a capela foi inaugurada, tendo como primeiro responsável o padre João José Vieira. Além disso, o Capitão Jerônimo Machado doou a imagem grande de São Francisco, que foi trazida de Portugal. No início do século XIX, grandes romarias e festejos em homenagens a São Francisco já eram tradicionais, impulsionando o povoado ao desenvolvimento. Devido à importância do culto à religião, no dia 30 de outubro de 1817, El Rei D. João VI elevou a antiga capela à categoria de igreja matriz, a qual o primeiro vigário, Padre Francisco de Paula Barros, tomou posse no ano seguinte.

Em 1818, o povoado de Canindé havia sido elevado à categoria de vila, quando também foi demarcado o seu território às margens do rio que nomeou o lugar. Politicamente, obteve sua emancipação após o presidente da província do Ceará, Ignácio Correia de Vasconcelos, ter dividido o território provinciano. Em 25 de agosto de 1914, conforme a Lei Estadual nº 1.221, a Vila de Canindé passou a ser cidade. Pela Lei nº 1.190, de 5 de agosto daquele mesmo ano, a antiga denominação de Intendência foi substituída por Prefeitura, sendo nomeado primeiro prefeito Antônio Monteiro Filho, conhecido popularmente por Sitônio Monteiro.

Economia

Em seu território, foram encontradas ocorrência de jazidas de berilo (empregado como pedra semipreciosa nas indústrias de equipamentos espaciais e usinas atômicas); calcário (encontrado em forma cristalina), cianita (utilizado na fabricação de porcelana); espodumênio (que é uma das fontes do lítio); grafita granada, lepidolita (que é fonte de obtenção do lítio), moscovita (mica-branca), quartzo, quartzo rosa, ametista (que é uma variedade do quartzo), feldspato (usado na fabricação de porcelana e cerâmica branca) e rutilo.

Outra importante fonte de renda é o turismo religioso. E segundo pesquisa feita pelo Sebrae, cada romeiro que vem visitar Canindé gasta em média R$ 26,00 reais.

Política

A administração municipal localiza-se na sede, Canindé. O poder executivo municipal é comandado pela Prefeita Rozario Ximenes, eleita em 2016. O poder legislativo do município, foi instalada inicialmente em 21 de junho de 1847, contendo 15 vereadores.